Cultura e eventos
A missão da Casa do Cante é criar e implementar um Plano de Salvaguarda para a Polifonia Tradicional. Em pleno Centro Histórico da cidade de Serpa é um espaço dedicado ao cante alentejano enquanto património cultural imaterial.
Produtos da nossa terra
Encomende aqui
Saber +
Presuntos
Saber +
Ervas Aromáticas
Saber +
Óleos Essenciais
Saber +
Home > Cultura e eventos > Casa do Cante em Serpa

Casa do Cante em Serpa

IMG_9787.jpg

 

 

 

 

 

 

A Casa do Cante, localizada na Rua dos Cavalos, em pleno Centro Histórico da cidade de Serpa é um espaço dedicado à salvaguarda do cante alentejano enquanto património cultural imaterial.

Resultado da vontade do município de Serpa de contribuir para a dignificação desta expressão musical, bem como de dotar o Alentejo com equipamentos que contribuam para tornar esta região uma referência internacional nas indústrias culturais, em particular aquelas que se encontram associadas à música, a partir deste polo cultural vão ser desenvolvidas ações nos campos da pesquisa histórica, antropológica e musical, para além de exposições temporárias e atividades de animação e formação para públicos distintos.

A missão da Casa do Cante é criar e implementar um Plano de Salvaguarda para a Polifonia Tradicional, uma responsabilidade que surgiu no seio da Candidatura deste bem a um reconhecimento internacional pela Unesco como património do Mundo e da Humanidade.

O edifício integra um centro de documentação, uma galeria de exposições temporárias, um auditório, uma cafetaria e uma loja. No centro de documentação o visitante pode aceder a toda a informação sobre o cante Alentejano, assim como a bibliografia em diferentes suportes sobre a polifonia tradicional em Portugal, no Mediterrâneo e no Mundo. A galeria de exposições temporárias acolherá ciclos anuais de exposições dedicadas à temática do cante. A primeira exposição neste espaço é do fotógrafo Augusto Brázio. O auditório, com capacidade para 40 lugares sentados, oferecerá programação assente no diálogo entre público e cantadores de cante alentejano e de outras formas corais, nacionais ou estrangeiras. A cafetaria e a Loja do Cante são espaços dedicados à descontração onde os visitantes podem degustar e adquirir produtos regionais de excelência.

 A requalificação do edifício teve um custo total de 639.004,41 euros, tendo sido cofinanciada em 470.992,03 € pelo FEDER no âmbito do Programa Inalentejo.

A Casa do Cante tem como promotor a Câmara Municipal de Serpa, que, tendo em vista o enriquecimento do projeto, já realizou protocolos de cooperação com a Direção Regional de Cultura, Confraria do Cante, Biblioteca Nacional, Universidade Nova de Lisboa, entre outras entidades.

http://portalmunicipe.cm-serpa.pt/145/inaugurada-casa-do-cante.aspx